>

O Assunto hoje é Cabelo




Até os meus quatorze anos eu não ligava pro meu cabelo. Usava-o repartido ao meio e sempre preso. Teve uma época que só usava tiaras, mas o cabelo continuava preso. Desde que me entendo por gente, mainha cuida do meu cabelo. Lembro que as vezes eu chorava quando penteava e dizia que o odiava porque ele não ficava do jeito que eu queria.

No dia seguinte de ter completado quinze anos, me olhei no espelho e já não aguentava mais o meu cabelo daquele jeito. Comecei a procurar um penteado novo pra usar. Quando coloquei de lado, ele já tinha um corte de franjão, mostrei a minha irmã e perguntei se tava bom. Mainha sempre alisou meu cabelo, mas como eu morava com meu pai e era apenas um pré-adolescente não sabia cuidar. Depois que comecei a usar a franja de lado, mainha passou a escova-lo toda semana. Meu cabelo era tão seco que a escova durava uma semana e ainda parecia recém escovado.

Mesmo com o franjão usava meu cabelo preso. Mesmo sendo escovado toda semana o meu penteado era a franja de lado e rabo de cavalo. Depois mainha foi morar longe e eu tive que me virar.



No final de 2006 minha mãe tinha feito um curso de progressiva e tava super na moda as Escovas de Chocolate. Muitos salões apenas usavam hidratações de chocolate e davam escova, mas a escova de chocolate na verdade era a progressiva com mais formol que o permitido.

Mainha deu a escova de chocolate no meu cabelo e eu cortei franjinha. Assim que terminei me arrependi amargamente de ter cortado a franja, mas foi só falta de costume.


No ano seguinte, mainha foi morar em uma chácara em Aldeia e nessa mesma época as escola estaduais pararam pra reforma e foram 3 meses sem aulas. Logo passei os 2 meses na chácara que tinha piscina e meu cabelo ficou seco como vocês estão vendo na foto.

No final do mês de Junho eu e minha irmã decidimos voltar pra casa pra passar 1 mês das ferias com os amigos e antes de virmos minha deu progressiva no nosso cabelo (progressiva também restaura os fios). Minha franja tava maior e meu cabelo também.



Eu até tentei usa solto, mas não tava acostumada e me sentia mal (?). Passei as férias na casa de Olga e lá eu mesma secava o meu cabelo toda vez que lavava. E toda vez que ia sair secava a franja. E depois disso não dei mais progressiva.

Essa é a ultima foto com o cabelo comportado antes de entrar na pior fase da minha vida (leia-se namoro problemático com um louco). Depois desse dia eu parei de cuidar de mim, meu cabelo ficou horrível, eu fiquei horrível. Passado a fase, pedi a  mainha que voltasse a cuidar do meu cabelo.

Por ter passado muito tempo sem cuidar, quando dei progressiva meu cabelo fez cachinhos nas pontas e eu gostei muito. Nunca tinha usado o cabelo assim.



Porém, meu cabelo sempre fraco, quando eu estimulava os cachos minhas pontas eram danificadas. Então decidi voltar a usar liso e deixa-lo crescer. Mas pra isso eu tinha que aprender a cuidar sozinha até aproxima progressiva.

Para cuidar do meu cabelo eu hidrato todas as veze que lavo. Eu lavo duas vezes na semana. E ao invés de escova-lo ou chapinha-lo, eu espero secar (ou seco com secador) e faço toca. Isso mesmo! Muita escova e chapinha danifica os fios.

No momento estou usando luzes e meus cuidados redobrou. Estou usando produtos apropriados e ainda sim ele ta quebrando um pouco.

Dar hidratação no cabelo parece fácil, todas acham que sabem, mas muitas erram. Como Fazer?

(#) Primeiro abre a cutícula do cabelo com o shampoo. A sujeira sai e os poros ficam abertos para receber a hidratação.
(#) Nada dessa história de quanto mais tempo a hidratação ficar no cabelo, melhor vai ficar. Engano! A hidratação pode ficar até no máximo 20 min. Depois desse tempo o efeito é contrario.
(#) Por ultimo o condicionador para fechar as cutículas. E pronto!

É assim que cuido do meu cabelo. Semana passada eu dei apenas escova inteligente. Vou esperar a raiz crescer mais pra o alisante não bater nas minhas luzes e eu perder mais cabelo. Diminuí a franja e estou com o cabelo assim atualmente:



E fim. O post ficou grande, obrigada por ler.
Beijos. até a próxima
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

O Mundo de Danica disse...

Adorei seu blog...show de bola!
E vc é de Recife? Que massa! Tmb sou de Recife BV... masss atualmente moro em Itajaí/SC..sempre que posso viajo pra ver minha mainha :D em Dezembro estarei na terrinha..quem sabe conheço vc pessoalmente!
Sobre cabelos...já vivi algo parecido ai ai..hj ele tá na progressiva e adoro, mas falta tempo e paciência pra cuidar do bichinho :/

Te seguindo tá?

Xeroooo

@NelCavalcanti disse...

Adorei a historinha!!!
Tbm gostei de vc com cachinhos!
E agora ele tá lindão, bem grande.
Beeeijos

Juli Balbina disse...

Anooookaaaah

então eu faço errado, pq eu lavo, condiciono e depois hidrato...
e meu cabelo só tá crescendo por causa da progressiva...
ai... amei a dica, e prefiro vc de cabelão assim, beijoo

Damares disse...

Tá lindo seu cabelão,lisão uauuu...mas sou fã de cachinhos..o meu cabelo sóa misericordia ta precisando de muiiiiitoooo cuidado tadim do bixim kkkkk

Juliana Fonseca disse...

Adorei ver essas diversas fases! :D também ja tive as minhas! ainda bem q agora meu cabelo deu uma aquietada! kkk

bjs

Juli Balbina disse...

Anaaaaaaaaaa

tem duas semanas que estou fazendo a lavagem do jeito que vc ensinou nesse post.
Meu cabelo tá caindo menos e ficando mais forte...hahaha
ameeeeei
beijooo

Postar um comentário

Prometo que te respondo, tá? ;}